Yamaha Grizzly ATV Forum banner

Intervalo de troca de óleo

16K views 15 replies 12 participants last post by  Grizz2011  
#1 ·
Só estou curioso para saber o que a Yamaha pretendia para os intervalos de troca de óleo. Como devo interpretar o manual de serviço? É a cada 6 meses ou a cada 12 meses? O gráfico parece dizer ambos (sob a coluna "A CADA"), o que obviamente não é possível. O que me está a escapar?

#5 ·
A tabela indica que após 6 meses ou 160 horas ou 2500 milhas. Troque o óleo novamente no 12º mês, ou 320 horas ou 5000 milhas. Em cada caso, troque-o no intervalo que ocorrer primeiro. Se você andar muito, troque a cada 2500 milhas ou menos. Se você não andar muito, troque a cada 6 meses. Considerando a especificação de horas, se você andar muito devagar ou ficar muito tempo em marcha lenta, as milhas não se acumularão tão rápido quanto as horas, então troque o óleo no intervalo de horas.

#6 · (Edited)
Se você está sob uma garantia SIM (a minha expira em 2.1.2027), então após o período "INICIAL" teria que ser 6 meses para óleo e 12 meses para óleo/filtro. Eu apenas faço o filtro de qualquer maneira. Também se você está sob a garantia Yamalube. agora aparentemente fechada para novos participantes.

#7 ·
Estou sob a garantia SIM, então acho que irei a cada 6 meses apenas para estar em conformidade. Caso contrário, faria anualmente, dado o meu estilo de condução e as milhas que provavelmente farei por ano. Farei a primeira troca de óleo desde que o tenho no próximo fim de semana, juntamente com o óleo do diferencial.

#8 ·
Eu troco o meu a cada 50 horas. Faça os dois diffs ao mesmo tempo. É um seguro barato.

#9 ·
Tenho o meu novíssimo Grizzly 700 de 2023 há quase um ano e não consegui andar nele tanto quanto gostaria. Tenho apenas 8 horas nele, mas pensei que o óleo do motor deveria ser trocado. Pelo que vi neste fórum, muitos recomendam o uso de óleo totalmente sintético após a troca inicial de óleo. 8 horas são suficientes para mudar para sintético? O Mobil1 abaixo é uma boa escolha?

Obrigado por toda a sua contribuição!

#10 ·
Tenho o meu novíssimo Grizzly 700 de 2023 há quase um ano, e não consegui andar nele tanto quanto gostaria. Só tenho 8 horas nele, mas pensei que o óleo do motor deveria ser trocado. Pelo que vi neste fórum, muitos recomendam o uso de sintético total após a troca inicial de óleo. 8 horas são suficientes para mudar para sintético? O Mobil1 abaixo é uma boa escolha?

Obrigado por toda a sua contribuição!

View attachment 108076
Eu nunca usei, mas tenho certeza de que é um ótimo óleo, talvez até exagerado para o seu Grizzly. Honestamente, todo óleo é muito bom hoje em dia. Eu uso Rotella T há muitos anos, embora eu tenha muitas motos. As KTMs recebem óleo Motorex, mas além dessas duas, Rotella funcionou muito bem.

#12 ·
Eu iria em frente e faria os quilômetros de amaciamento antes de trocar os óleos. No que diz respeito ao Mobile 1 Racing 4T, tenho certeza de que é um bom óleo, mas prefiro um óleo à base de éster a um óleo à base de PAO. Por essa razão, uso óleo totalmente sintético à base de éster Yamalube. Se um óleo não disser à base de éster, presumo que seja à base de POA, ou uma mistura de ambos.

Aqui estão algumas informações sobre o Mobile 1 Racing 4T...

"Não se chama mais Mobil 1 MX4T, é Mobil 1 Racing 4T. Sem éster nele. É uma mistura do Grupo III+/IV/V: VISOM (III+) proprietário da Mobil, PAO (IV) e Naftaleno Alquilado (V). O AN é o agente de solubilidade do aditivo. As proporções da mistura, é claro, não são conhecidas."

"Muitas pessoas têm a mentalidade de que os sintéticos causam vazamentos, e isso é baseado em fatos. Quando foi introduzido pela primeira vez, o Mobil1 causou muitos vazamentos! A fórmula original do Mobil1 era 100% à base de PAO, sem éster. Os PAOs encolhem as vedações, causando vazamentos. É aí que os ésteres entram em jogo. Os ésteres incham as vedações e, quando uma mistura adequada é alcançada, as vedações permanecem do mesmo tamanho. O Mobil1 é agora uma mistura de PAO e estoques de éster."

• Like
Reactions: reogem
#14 ·
No outro dia, conversando sobre óleo com um amigo que é mecânico de motores pequenos de alta qualidade e construtor de motores de corrida há uns 40 anos. Ele indicou que SE o fabricante do motor especificar óleo sintético, use sintético.
Se eles especificarem dino, use dino.
SE eles especificarem que dino ou syn podem ser usados, USE dino.
Ele acha que não há como o motor ser usinado para ambos os óleos.

• Like
Reactions: wgc
#15 · (Edited)
Outro dia, conversando sobre óleo com um amigo que é mecânico de motores pequenos de alta qualidade e construtor de motores de corrida há uns 40 anos. Ele indicou que SE o fabricante do motor especificar óleo sintético, use sintético.
Se eles especificarem dino, use dino.
SE eles especificarem que dino ou sintético podem ser usados, USE dino.
Ele sente que não há como o motor ser usinado para ambos os óleos.

Eu pesquisei isso e de fato encontrei informações, relatórios onde a troca para óleo sys em um motor que especificava ambos criou problemas que variam de vazamentos a batidas de pistão.

FOGO! FOGO!
Estando envolvido na comunidade de carros clássicos há mais de 22 anos (onde os carros em média têm 50 anos ou mais), além da adição de aditivos de zinco para ajudar a proteger cames e tuchos, não há consenso para apoiar essas alegações.

• Like
Reactions: reogem and wgc